23 de set. de 2007

Morumbi nunca mais

Escrevo essa crônica ainda com a ressaca do jogo. Os fatos podem não ser verdadeiros. Os sentimentos sim.
Clássico é clássico é vice-versa. A mitológica frase de Vicente Matheus pode resumir os sentimentos de Corinthians e Palmeiras. O clássico, apelidado de Derby, é recheado de histórias. Qual palestrino não irá lembrar dos duelos legendários nas Libertadores? E qual alvinegro poderá esquecer da conquista do Paulista de 99? Isso para ficar nos jogos mais atuais da maior rivalidade do estado e quiçá do Brasil.
O dia estava perfeito para o clássico. O sol brilhava e não havia uma mísera nuvem no firmamento paulistano. Olhava no relógio a cada cinco minutos e a expectativa crescia na mesma medida.
Saímos de casa, eu e meu pai, ás duas e trinta. O caminho para o estádio estava vazio. Uma pena. Gosto do estádio cheio de gente torcendo pelo seu time. O palco escolhido para o duelo foi o Morumbi. Terceira vez que alvinegros e alviverdes iriam duelar na casa tricolor. Os palestrinos haviam levado a melhor no Paulista e na primeira rodada do Brasileiro, mas a esperança de terminar o placar do ano fazendo pelo menos um gol neles animava a torcida e porque não sonhar com a vitória sobre o arqui-rival?
Estacionamos o carro e corremos para o estádio. Portão quinze e arquibancada amarela. Entramos e lá estava a Fiel Torcida já fazendo o carnaval nas arquibancadas.
Começa o jogo. Sobe bandeira. Gritos e mais gritos de incentivo. O time joga pior, mas mostra raça. A esperança pela vitória transbordava de cada olhar e mais uma vez meu espírito saiu do corpo para se juntar a massa alvinegra, que em menor número, gritava e empurrava os mosqueteiros na batalha campal.
Mas o que fazer se os jogadores não se doam em campo? Se o meio campista não acerta um passe e o lateral sempre chega atrasado na dividida. Não há santo que agüente. E se São Jorge deu as caras no jogo deve ter abandonado no intervalo porque o show de horrores só piorou no segundo tempo.
E logo no começo sai o gol. Momento mágico de uns e tristeza de tantos outros. Esse me fez chorar de tristeza enquanto outros tantos choravam de alegria. Era hora de gritar mais alto. Era hora de jogar com raça. Era hora de honrar a camisa. Era hora de ser Corinthians porra!!!
O tempo passou e nada mudou. Até tiveram um ou outro lance que merecesse destaque. O juiz apita e lá vai à terceira vitória no ano para os palestrinos. E no auge da dor da derrota uma maldição foi jogada no estádio: Morumbi nunca mais enquanto esse time não for campeão. Plágio descarado do Juca, mas fazer o que?
Sei que maldições não devem ser jogadas a esmo. Mas uma vez jogadas não há volta. A temporada esportiva chega ao fim com um gosto amargo. É hora de pensar na PUC, na vida e em outro assunto qualquer. Resta apenas rezar pelo menor pior aconteça para continuar a cantar aos alviverdes: “PQP... segunda o Corinthians nunca viu (e nem vai ver).
Perder faz parte da vida (e do jogo) e não podemos ver a derrota como algo ruim como eu escrevi em um texto antigo.
Agora é pagar os prejuízos e agüentar a gozações. Mas citando Cartola: O mundo é um moinho.

9 comentários:

Max disse...

E como bom fã de samba. Nada como uma trilha sonora para o Post.

Time Perna de Pau (Vicente Amar)

Assim nosso time de futebol, vai mau,

Nosso jogador são tudo,

São "tudo" uns "perna de pau",

Só "contratemo", quem "num" sabe nem "chutá",

Parecemos "muié" de malandro,

Só "sabemo" é "apanhá",

Mais os "curpado", são os nosso "diretô",

Que não dão aos "jogadô",

Assistência, "morá" nem "materiá",

Se "nós tirá" em "urtimo" lugar,

A "curpa" é do "ténico", que "num sabe orientá".




Bola, vai, bola, vem,

Nosso time, entra bem,

Num se "sarva" ninguém, da derrota,

Será "possíver", como é que pode,

Desse jeito eu morro,

"Nóis" grita, grita, grita,

E os nosso jogador,

Num fazem nem um "gorrô".

Dani Pellegrino disse...

Eh Max...A felicidade nem sempre fica do nosso lado né? Não to falando isso porque sou Palmeirense, porque também já vi meu time perder e passar por um momento péssimo!
Mas admiro torcedores como voce, que vao ao estádio mesmo com o time não estando bem, dando força, incentivando...È isso ai amigo! Força que dias melhores virão! (Afff na verdade eu quero ver o Corinthians se ferrar, mas é verdade, tudo melhora). ti amuu!

Anônimo disse...

max, o corinthians não é tudo na vida, PORRA!!

Anônimo disse...

é Max, concordo com o Carlos...no brasil tem tanta corrupção, tanta gente passando fome, tantos professores de técnica de reportagem (II) querendo tomar cerveja e vc aí, só no Curintia?

Anônimo disse...

"Esse me fez chorar de tristeza enquanto outros tantos choravam de alegria."

Tantos problemas sociais, guerras e tsunamis e vc chorando por um simples jogo de futebol? Não vale a pena, Max.

Anônimo disse...

deixa de ser emo, max! parece eu!

Anônimo disse...

Ô Max...é só um jogo, poxa.

Anônimo disse...

É, Max...

E só mais uma caixa de cerveja a menos.

;D

João Paulo Caldeira disse...

hahaha! boa, bruno!