9 de set. de 2007

ANDROSPORT- Acordando para a realidade

Um dos principais argumentos, e quiçá o mais citado de todos, para justificar a enorme diferença entre o custo original e o custo total do PAN foi a idéia que a competição americana traria um enorme legado positivo para o esporte brasileiro. Passado um par de meses depois dos excelentes resultados brasileiros, tanto no Pan quanto no Parapan, alguns “frutos” desse legado já surgem no nosso esporte e orgulham a nação da cordialidade e dos impostos.
Judô- O Campeonato Mundial, que acontece no Rio de Janeiro, esteve a menos de doze horas de ser cancelado. O evento só aconteceu devido a uma carta enviada pelo mandatário da confederação nacional ao COB cobrando as promessas da cidade quando se candidatou. No Pan, o Brasil conseguiu 13 medalhas.
Natação- A Travessia dos Fortes, prova de natação a céu aberto, foi cancelada, porque, nas palavras do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), alegou que os patrocinadores estavam “exauridos”. No Pan, o Brasil conseguiu inúmeras medalhas, entre elas os 6 ouros de Thiago Pereira.
Basquete- Depois de conquistar, pela terceira vez, o ouro no Pan, o Brasil fracassou em mais um pré-olímpico perdendo duas vezes para Porto Rico, que foi derrotado pelo Brasil duas vezes no Pan. Saldo: Chances remotas de ir para Pequim e uma crise instalada que resultou com a queda de Lula e toda a sua cúpula do comando do basquete nacional.
Mas nem tudo são trevas para o esporte brasileiro. O Brasil conquistou, por exemplo, a prata com Jardel Gregório no mundial de atletismo e o ouro com Diego Hipólito no mundial de ginástica artística.
Mas alguém ainda acredita que o Brasil caminha para se tornar uma potência esportiva?
O sonho do Pan foi bom, mas é hora do esporte tupiniquim acordar para a realidade, e, de maneira profissional, começar a levar o esporte a sério. Matéria prima de primeira já temos, falta apenas bons lapidadores para transformar esse pedras preciosas em belas jóias e não bijuterias.

Nenhum comentário: