17 de mar. de 2010

"Futebol dos Filósofos" ganha nova versão

“Quem precisa de Beckham e do Brasil quando se tem Platão e Kant?”. A frase, em ano de Copa do Mundo, só poderia ter sido dita por um P.I.M.B.A (Pseudo-Intelectual Metido à Besta Associado). Contudo é a frase de abertura de um texto bem-humorado que promove o remake depois de quase 40 anos, um dos enquetes mais famosos do grupo humorístico britânico Monty Python. Trata-se do clássico “futebol dos filósofos” onde a seleção grega, que contava com Sócrates, Platão e cia, enfrentava o selecionado alemão, que possuia em sua relação jogadores como Heidegger, Hegel e Marx.


Veja o enquete clássica feita em 1972.





Fazer adaptações, remakes e reboots parece ser a palavra de ordem no mundo do entretenimento. Nos últimos anos, vimos várias personagens que fizeram sucesso nos anos 60/70 voltarem à vida. Doctor Who, por exemplo, a série de ficção científica que fez muito sucesso nos anos 70, voltou à vida em 2005 e deve ganhar sua quinta temporada ainda este ano.
O novo encontro entre “Socrates Wanderers” e “Nietzsche Albion” conta com o apoio de alguns dos próprios membros do Monty Python. A iniciativa de se realizar o jogo partiu do The Philosophy Shop, um grupo que ensina filosofia para crianças de cinco a 11 anos no território britânico.
“Usamos esquetes do Monty Python em muitos dos nossos treinamentos para tratar assuntos sérios de uma forma divertida, e o jogo é uma extensão desta ideia. Os membros do Monty Python estudaram filosofia e sabem da importância desta ciência, mas ao mesmo tempo pensam de forma criativa sobre ela – o que é o coração da filosofia”, afirma Emma Worley, diretora do The Philosophy Shop.
O jogo será disputado em 9 de maio no estádio Wingate & Finchley’s Harry Abrahams, na região norte de Londres e representante androceutico para assuntos britânicos já está correndo atrás de um ingresso para o embate.

Um comentário:

João Paulo Caldeira disse...

Vai lá, max! Arranja uma exclusiva para nóis com o Hegel!