6 de abr. de 2010

Mundial é tudo igual



A cada quatro anos, a cena se repete. O verde e o amarelo ganham as ruas, com bandeiras, faixas, fitas e camisetas: os brasileiros tem um surto patriótico e agora amam seu país. Não existem mais problemas e o Brasil é o melhor lugar do mundo. Afinal, somos os maiores no futebol e já ganhamos 5 vezes a Copa.
É claro que esse orgulho tem data para acabar. Se ganhamos o principal campeonato mundial, ele dura até a festa do retorno dos campeões. Em caso de derrota, ele termina com o apito final do árbitro (alguém se lembra daquele jogo que a torcida brasileira atirou bandeiras no gramado após uma péssima apresentação do time?).
Mas não quero falar só daqui. Minha intenção é comprovar que toda Copa do Mundo é igual. Sempre. A eterna espera de quatro anos, a grande audiência e os bilhões de dólares que o torneio movimenta são inúteis. Vejam o porquê:

- Quem será o campeão?
Para a maioria, o grande mistério. Aquele que mais movimenta as casas de aposta. Mas, para variar, eu afirmo: o vencedor será Brasil, Argentina, Itália ou Alemanha. São os times com mais tradição e que monopolizaram as finais das últimas edições. E a França, da qual somos fregueses, vai fracassar sem Zidane.

- Quem vai pipocar?
Espanha, México, Holanda, Portugal e Inglaterra. Não adianta jogar bonito, ter o melhor meio campo do mundo (espanhóis), um dos maiores jogadores do mundo (portugueses), arrasar nas eliminatórias (holandeses), ou ter inventado o futebol (ingleses). Essas seleções sempre chegam com moral, mas depois fracassam. De todas essas 5, apenas uma chegará até as semifinais e será considerada a “sensação do mundial”. O resto vai passar vergonha.

- E o futebol africano?
A anfitriã África do Sul não vai passar da primeira fase. A Costa do Marfim será o representante do continente que irá mais longe: quartas de final.

- Quais serão os últimos colocados?
32º Coreia do Norte, 31º Nova Zelândia e 30º Argélia.

- Outras observações
O Uruguai irá brigar bastante, mas não passará da fase grupos. Chile, Paraguai, Dinamarca e Grécia vão parar na oitavas.
E o artilheiro da Copa vai fazer 5 gols.

3 comentários:

carlitos disse...

alan, se vc acertar essas previsões só vou te chamar de pai galo. "mentalizei!" uruguai ganha da frança, ganha da áfrica do sul, ganha do méxico, ganha da argentina nas oitavas e perde da argélia nas quartas

Max disse...

Olha, eu tenho conversado com muitos ingleses sobre o que eles esperam da Copa e parece que se o time chegar nas quartas de final eles vao dar pulos do tamanho do Big Ben. E eu continuo p da vida por Israel nao ter conseguido se classificar, mas vamo que vamo...

Alan disse...

Torço pro Uruguai ir bem, pra Holanda fazer uma boa Copa...
Mas temos que ser realistas. Copa do Mundo é o torneio mais previsível que existe.