3 de abr. de 2008

Novas do primeiro de abril

Tudo ano é a mesma coisa. Aproveitando o clima de festa e piada que ronda a data, empresas de comunicação de todo o mundo lançam falsas noticias durante o dia inteiro para no final do dia emitir um comunicado falando que era primeiro de abril e a noticia não deveria ser levada a sério. Mas sempre há pessoas que acabam acreditando nessas mentiras e acabam fazendo papel de bobo.

Esse ano, por exemplo, o Yahoo brindou seus assinantes com a informação que seus textos seriam agora escritos em internes. Era só o que me faltava. Em vez de receber um aviso de “mensagem para você” eu iria receber a seguinte advertência: “msg pravc”.

Reproduzo agora (copia boa ou má segundo o Mieli?) uma compilação sobre mentiras que se passaram por verdades por algum tempo. Todas elas foram divulgadas pela agência France Press.


10º - A rede inglesa "BBC" fez uma reportagem em 1957 dizendo que graças ao clima e ao controle de pragas, os fazendeiros suíços estavam conseguindo uma excelente safra de espaguete. As imagens mostravam fazendeiros colhendo o macarrão direto de árvores. A redação da TV recebeu milhares de ligações pedindo mais detalhes da história.


9º - Uma reportagem da revista “Sports Illustrated” dizia que o time de beisebol New York Mets havia contratado um lançador capaz de arremessar a bola a 270 km/h, muito acima das melhores velocidades registradas, em torno dos 160km/h. Em entrevista, o jogador dizia que havia desenvolvido a técnica num monastério tibetano. A história só foi descoberta quando no jogo sequinte dos Mets, após o estádio inteiro gritar o nome do jogador imaginário, o próprio presidente dos Mets parou o jogou para falar que aquilo era uma mentira.


8º - Em 1962, quando só havia TVs em preto-e-branco na Suécia, um técnico do único canal do país convenceu os suecos a colocarem uma meia-calça de nylon cobrindo as telas dos aparelhos de televisão. Ele dizia que se tratava de uma nova tecnologia que permitiria que, assim, passassem a ver o sinal da TV em cores. Há fotos registrando essas TV’s e milhares de telefonemas pedindo mais instruções sobre a nova tecnologia.

7º - Em 1997, a rede de lanchonetes Taco Bell irritou milhares de cidadãos norte-americanos ao anunciar que havia comprado o Sino da Liberdade da Filadélfia [Liberty Bell, em inglês], um símbolo histórico da independência norte-americana. A lanchonete dizia que ia mudar o nome do sino para “Taco Liberty Bell”. Já estavam acontecendo protestos quando a Taco Bell revelou que era mentira.

6º - O “Guardian”, um dos principais jornais ingleses, publicou em 1977 um suplemento especial de sete páginas sobre o aniversário de dez anos de San Serriffe, uma pequena república no Oceano Índico formada por várias ilhas no formato de ponto-e-vírgula. Vários artigos descreviam a geografia e a cultura das duas principais ilhas, chamadas de “Ponto” e “Vírgula”. No vestibular seguinte, uma das perguntas de geografia era justamente sobre San Serriffe. Comentário do Max: E o eterno ditador do país é o Magrinho né?


5º - A "National Public Radio" dos Estados Unidos anunciou em 1992 que o ex-presidente Richard Nixon voltaria a ser candidato à Presidência. Seu novo slogan de campanha seria: “Eu não fiz nada de errado e não farei novamente.” A rádio divulgou até mesmo clipes de Nixon anunciando a candidatura. Depois de a notícia se espalhar a rádio admitiu que a voz de Nixon havia sido gravada por um imitador.

4º - Uma newsletter divulgada pela suposta entidade New Mexicans for Science and Reason divulgou em 1998 um artigo em que dizia que o estado norte-americano do Alabama havia decidido mudar o valor de pi de 3,14159... para o “valor bíblico” de 3,0. A piada foi repetida esse ano pela BBC.


3º - A rede de fast-food Burger King publicou um anúncio de página inteira no jornal “USA Today” em 1998 anunciando a criação do “Whopper canhoto”, projetado especialmente para os 32 milhões de norte-americanos canhotos. Pela propaganda, o novo sanduíche incluía os mesmo ingredientes do Whopper original, mas os temperos eram colocados em rotação de 180º. Milhares de clientes se dirigiram as lojas pedindo a novidade, enquanto tantos outros pediam a versão original “para destros”.


2º - A “Discover Magazine” anunciou em 1995 que o altamente respeitado biólogo Aprile Pazzo [nome italiano para o primeiro de abril] havia descoberto uma nova espécie na Antártida: o hotheaded naked ice borer [algo como atravessador de gelo pelado de cabeça quente]. A criatura era descrita como tendo uma crista fervente que permitia que os animais atravessassem o gelo em alta velocidade –técnica usada para caçar pingüins.

1º - O reconhecido astrônomo inglês Patrick Moore anunciou no radio em 1976 que exatamente às 9h47 um evento astronômico inédito iria acontecer: Plutão iria passar por trás de Júpiter e assim causar um alinhamento gravitacional que reduziria a gravidade terrestre. Moore dizia que, se os ouvintes pulassem no momento exato do alinhamento, poderiam experimentar uma sensação de flutuar. Centenas de pessoas relataram ter sentido a sensação.


PS: Nada como voltar ao lar com piadas sem valor e com a garantia de pelo menos um comentário xingando.

7 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro bem vindo de volta ;p

Segundo, o melhor desse primeiro de Abril foi uma história que rodou aki na Espanha, mas acho que respingou no Brasil.

Segundo o F1 Live, Coulthard teria comprado a Toro Rosso e a nomeado CPR - Coulthard Power Racing.

Outra que ouvi bastante, mas para a sua tristeza tem um pezinho de verdade é que a Ferrari teria demitido Massa e recontratado o Shumy que correria as temporadas 08/09 para dar lugar a Alonso depois no carrinho vermelho.

Anônimo disse...

Pô, Max... VÁ À MERDA!!!

Anônimo disse...

O consumo de maconha foi proibido na PUC...haaa, primeiro de abril!

Anônimo disse...

Bem que vc queria que fosse verdade né Thom?

Bruno de Pierro disse...

volta brilhante de max fischer ao blog..... ¬¬ ..haaaaaaaaa...1º de abril!!! hahaha





(zueira max, não pude deixar de fazer a piada...vc sabe q fui o cara q mais pediu pelo seu retorno...)

Anônimo disse...

Tudo bem Bruno entendo seu stress, mas só digo que o seu texto tem mais de 187 toques e não poderá ser enviado por SMS para nossos leitores ;p

Anônimo disse...

Seja bem vindo de volta rapaiz...