3 de dez. de 2010

Não são Beatles

O rock não seria o rock se não fosse pelos Beatles. Riffs marcantes, solos de guitarra, vocais combinados, estrutura instrumental, figurino, estratégias de marketing, entrevistas, alcançar o público feminino, declarações polêmicas. Tudo começou com eles.

Não são apenas anônimos que querem prestar homenagens. Os famosos também o fazem e alguns deles merecem destaque. Aqui vão dicas de tributos aos Beatles que não decepcionam:

Yellow Matter Custard

Formada por Mike Portnoy (bateria e voz), Paul Gilbert (guitarra e voz), Neal Morse (teclado, guitarra e voz) e Matt Bissonette (baixo e voz), a banda lançou CD duplo e DVD com uma apresentação do quarteto em Nova York em 2003.

O título veio da música I Am The Walrus e a arte da capa foi inspirada na de Magical Mystery Tour. Com um excelente set list, o supergrupo apresenta com maestria os clássicos, da maneira que merecem ser tocados. O diferencial está no bom humor dos integrantes, que acaba deixando o tributo ainda mais agradável. Dois exemplos são No Reply, com piadinhas, e While My Guitar Gently Weeps, sempre belíssima.

Across The Universe

A trilha sonora do filme dirigido por Julie Taymor, também lançada em um CD duplo, traz algumas músicas com uma roupagem diferente nas boas vozes de jovens atores hollywoodianos.

O vocal é mais valorizado do que o instrumental, principalmente porque as letras das canções contam a história do filme. A interpretação tem uma grande importância. Para quem ainda não viu, deixo aqui uma das minhas preferidas, With A Little Help From My Friends.

* Nota: Há ainda alguns CDs com apenas algumas faixas realmente boas e que, portanto, não entraram neste post. Para quem quiser conhecer, são eles: Butchering The Beatles (artistas consagrados de rock), Beatles Blues e Blue Note Plays The Beatles (ambos com pegada de blues, incluindo versões instrumentais).



Leia mais no Especial Paul


Tudo bem in the rain?
Arrependa-me mucho... ou não
Não foi ao show por que não quis. E não me arrependo disso.
Paul McCartney: Show? Não, experiência de vida
Conspiração?
Sobre os outros três

Nenhum comentário: