6 de fev. de 2008

A entrevista

Para conseguir um estágio, bata um papo com o pessoal do RH e com o diretor da empresa...(baseado em fatos super-reais, mega-reais, tão reais que chegam a ser simulacros!)

Diretor: Hum... Bruno...
Bruno: Hum... Diretor...
Diretor: Então, Bruno, quero saber primeiro de você uma coisa: por que PUC e não USP?
Bruno: Bem... Realmente, como qualquer pessoa, eu prestei fuvest, né... Mas não consegui passar. Mas hoje vejo que estou no lugar certo...
Diretor: Ah é? Por que, Bruno?
Bruno: Ah, eu vejo que lá na PUC eu passei por momentos e situações extra-classe que fizeram com que eu pudesse obter um conhecimento a mais... Seja participando de debates, aulas públicas, seja discutindo com professores o futuro de nossa universidade... Enfim, tive oportunidade de entrar em contato com o meio acadêmico de uma forma que eu acho que não conseguiria em nenhuma outra universidade. Sem falar que o ambiente da PUC me agrada muito.
Diretor: Hum, Bruno...Sei, legal. Mas acho que você ainda não entendeu minha pergunta: por que não a USP?
Bruno: Hum... Sei você quer saber por que não sou aluno de lá, né? Objetivamente... Bem, por que não passei no vestibular (risos contidos).
Diretor: Ahhh é? Por isso não a USP né?
Bruno: É... E o senhor? Por que diretor da C*S* e não reitor da USP?
Diretor: Hum...Bruno. Entendi. Bem, você gosta de literatura?
Bruno: Gosto, gosto sim. Ultimamente tenho lido mais coisas sobre jornalismo, jornalismo científico, devo confessar, por causa da minha iniciação científica. Mas como ela já está quase no fim, estou procurando ler mais romances...coisas de realismo mágico....
Diretor: Mas você costuma ler romances?
Bruno: Isso...Não, romances não, mas bulas de remédio, placas de aviso nos ônibus, contratos empresariais, tudo isso leio muito.
Diretor: Por que o jornalismo?
Bruno: Por que o Jornalismo?... Está aí uma questão muito pertinente... Desde Gutenberg nos perguntamos qual o papel do jornalismo em nossas sociedades... Vamos marcar um café, qualquer dia desses, para que possamos ter uma agradável discussão sobre esta tão intrigante dúvida.
Diretor: Sim, pode apostar que tomaremos o café.
Bruno: Que ótimo.
Diretor: O que você faz, além de estudar?
Bruno: Toco baixo e ando de skate.
Diretor: Tem banda?
Bruno: Sim, me dedico muito... Se um dia precisar faltar ao trabalho para fazer um show... Nossa, farei de tudo para que seja o melhor show da minha vida, cara!
Diretor: Hum...Como chama a banda?
Bruno: Lonnes.
Diretor: O que significa?
Bruno: Não sei. Estávamos todos bêbados quando o criamos.
Diretor: Olha, Bruno. Você é uma pessoa bem sincera. Não tem medo disso?
Bruno: Tenho mais medo das mentiras.
Diretor: Bem... Creio que já é o suficiente.
Bruno: Demoro!Vocês avisam por telefone, qualquer que seja a resposta?
Diretor: Claro!



_E, em um E-MAIL:

Caro, Bruno

Está bom para vc sábado as 17:30 aquele café? Pode ser lá na Paulista?
Ah... a propósito, não o chamaremos agora para estagiar aqui, ok?
abç!

Diretor.




(É, amiguinhos... O mercado de trabalho não existe!)

Um comentário:

Zine Qua Non disse...

Nossa...
Eu também me dei mal numa, mas ainda não tenho resposta. Quem sabe meu erro me coloca dentro de uma empresa?