Tudo ano é a mesma coisa. Aproveitando o clima de festa e piada que ronda a data, empresas de comunicação de todo o mundo lançam falsas noticias durante o dia inteiro para no final do dia emitir um comunicado falando que era primeiro de abril e a noticia não deveria ser levada a sério. Mas sempre há pessoas que acabam acreditando nessas mentiras e acabam fazendo papel de bobo.
Esse ano, por exemplo, o Yahoo brindou seus assinantes com a informação que seus textos seriam agora escritos em internes. Era só o que me faltava. Em vez de receber um aviso de “mensagem para você” eu iria receber a seguinte advertência: “msg pravc”.
Reproduzo agora (copia boa ou má segundo o Mieli?) uma compilação sobre mentiras que se passaram por verdades por algum tempo. Todas elas foram divulgadas pela agência France Press.
10º - A rede inglesa "BBC" fez uma reportagem em 1957 dizendo que graças ao clima e ao controle de pragas, os fazendeiros suíços estavam conseguindo uma excelente safra de espaguete. As imagens mostravam fazendeiros colhendo o macarrão direto de árvores. A redação da TV recebeu milhares de ligações pedindo mais detalhes da história.
9º - Uma reportagem da revista “Sports Illustrated” dizia que o time de beisebol New York Mets havia contratado um lançador capaz de arremessar a bola a 270 km/h, muito acima das melhores velocidades registradas, em torno dos 160km/h. Em entrevista, o jogador dizia que havia desenvolvido a técnica num monastério tibetano. A história só foi descoberta quando no jogo sequinte dos Mets, após o estádio inteiro gritar o nome do jogador imaginário, o próprio presidente dos Mets parou o jogou para falar que aquilo era uma mentira.
8º - Em 1962, quando só havia TVs em preto-e-branco na Suécia, um técnico do único canal do país convenceu os suecos a colocarem uma meia-calça de nylon cobrindo as telas dos aparelhos de televisão. Ele dizia que se tratava de uma nova tecnologia que permitiria que, assim, passassem a ver o sinal da TV em cores. Há fotos registrando essas TV’s e milhares de telefonemas pedindo mais instruções sobre a nova tecnologia.
7º - Em 1997, a rede de lanchonetes Taco Bell irritou milhares de cidadãos norte-americanos ao anunciar que havia comprado o Sino da Liberdade da Filadélfia [Liberty Bell, em inglês], um símbolo histórico da independência norte-americana. A lanchonete dizia que ia mudar o nome do sino para “Taco Liberty Bell”. Já estavam acontecendo protestos quando a Taco Bell revelou que era mentira.
6º - O “Guardian”, um dos principais jornais ingleses, publicou em 1977 um suplemento especial de sete páginas sobre o aniversário de dez anos de San Serriffe, uma pequena república no Oceano Índico formada por várias ilhas no formato de ponto-e-vírgula. Vários artigos descreviam a geografia e a cultura das duas principais ilhas, chamadas de “Ponto” e “Vírgula”. No vestibular seguinte, uma das perguntas de geografia era justamente sobre San Serriffe. Comentário do Max: E o eterno ditador do país é o Magrinho né?
5º - A "National Public Radio" dos Estados Unidos anunciou em 1992 que o ex-presidente Richard Nixon voltaria a ser candidato à Presidência. Seu novo slogan de campanha seria: “Eu não fiz nada de errado e não farei novamente.” A rádio divulgou até mesmo clipes de Nixon anunciando a candidatura. Depois de a notícia se espalhar a rádio admitiu que a voz de Nixon havia sido gravada por um imitador.
4º - Uma newsletter divulgada pela suposta entidade New Mexicans for Science and Reason divulgou em 1998 um artigo em que dizia que o estado norte-americano do Alabama havia decidido mudar o valor de pi de 3,14159... para o “valor bíblico” de 3,0. A piada foi repetida esse ano pela BBC.
3º - A rede de fast-food Burger King publicou um anúncio de página inteira no jornal “USA Today” em 1998 anunciando a criação do “Whopper canhoto”, projetado especialmente para os 32 milhões de norte-americanos canhotos. Pela propaganda, o novo sanduíche incluía os mesmo ingredientes do Whopper original, mas os temperos eram colocados em rotação de 180º. Milhares de clientes se dirigiram as lojas pedindo a novidade, enquanto tantos outros pediam a versão original “para destros”.
2º - A “Discover Magazine” anunciou em 1995 que o altamente respeitado biólogo Aprile Pazzo [nome italiano para o primeiro de abril] havia descoberto uma nova espécie na Antártida: o hotheaded naked ice borer [algo como atravessador de gelo pelado de cabeça quente]. A criatura era descrita como tendo uma crista fervente que permitia que os animais atravessassem o gelo em alta velocidade –técnica usada para caçar pingüins.
1º - O reconhecido astrônomo inglês Patrick Moore anunciou no radio em 1976 que exatamente às 9h47 um evento astronômico inédito iria acontecer: Plutão iria passar por trás de Júpiter e assim causar um alinhamento gravitacional que reduziria a gravidade terrestre. Moore dizia que, se os ouvintes pulassem no momento exato do alinhamento, poderiam experimentar uma sensação de flutuar. Centenas de pessoas relataram ter sentido a sensação.
PS: Nada como voltar ao lar com piadas sem valor e com a garantia de pelo menos um comentário xingando.
7 comentários:
Primeiro bem vindo de volta ;p
Segundo, o melhor desse primeiro de Abril foi uma história que rodou aki na Espanha, mas acho que respingou no Brasil.
Segundo o F1 Live, Coulthard teria comprado a Toro Rosso e a nomeado CPR - Coulthard Power Racing.
Outra que ouvi bastante, mas para a sua tristeza tem um pezinho de verdade é que a Ferrari teria demitido Massa e recontratado o Shumy que correria as temporadas 08/09 para dar lugar a Alonso depois no carrinho vermelho.
Pô, Max... VÁ À MERDA!!!
O consumo de maconha foi proibido na PUC...haaa, primeiro de abril!
Bem que vc queria que fosse verdade né Thom?
volta brilhante de max fischer ao blog..... ¬¬ ..haaaaaaaaa...1º de abril!!! hahaha
(zueira max, não pude deixar de fazer a piada...vc sabe q fui o cara q mais pediu pelo seu retorno...)
Tudo bem Bruno entendo seu stress, mas só digo que o seu texto tem mais de 187 toques e não poderá ser enviado por SMS para nossos leitores ;p
Seja bem vindo de volta rapaiz...
Postar um comentário