11 de mai de 2010

Sem surpresas, Brasil tem seus 23 convocados


Dunga, como era de se esperar, não surpreendeu na convocação

Quando os 23 nomes dos convocados foram anunciados, tinha eu feito uma lista dos que eu achava que seriam convocados. Errei apenas dois, Thiago Silva e Grafite. Nesse momento não sei se ele fez certo ou errado, mas eu entendi sua metodologia de convocação. Irei contra uma maré que julgo um pouco burra de comentaristas que desejavam a convocação de Roberto Carlos e Neymar e outros mais inteligentes que queriam Paulo Henrique. Dunga fez o certo, Copa do Mundo não é para testes, para que o Neymar ganhe experiência para 2014. A Copa é agora e o Grafite fez bons jogos pela Seleção, coisa que vale muito em Copa. Não dá pra arriscar agora.

Outro ponto que julgo interessante em sua convocação foi a ausência dos baladeiros. Os jornalistas da imprensa televisiva brasileira possuem memória curta. Em 2006, o Brasil perdia da França com um time sem garra, sem desejo de ser campeão. Enquanto o país chorava, Ronaldinho Gaúcho ria, Adriano estava com a cabeça em algum baile funk e o Ronaldo em algum frango assado (apesar de eu não o considerar um dos culpados pelo vexame na Alemanha, porra, o cara fez gols, ao contrário de outros chinelinhos). Dunga foi contratado justamente para pôr ordem na casa. Seria uma contradição a esse desejo geral da nação se convocasse Ronaldinho, Pato e Adriano. Como diria Nelsinho Baptista, são laranjas podres. Vê se tem algum hoje na Seleção? Talvez só o Robinho, que saiu rindo e abraçando ao Zidane em 2006, mas de resto, só “jogador de Deus”.

Enfim, uma lista óbvia e que faz todo o sentido em se tratando de Dunga. Paulo Henrique e Neymar serão grandes jogadores, mas não devem jogar a Copa nem em caso de lesão de outros convocados. Acredito que se algum meia machucar, Ronaldinho Gaúcho seria o convocado de Dunga. Acho que talvez o Adriano seria o convocado no lugar de algum lesionado no ataque. Mas torço para que não ocorra nenhuma lesão, pois o time que entrará em campo pode não ser espetacular, mas é aguerrido e se perder, algo natural, não vai sair da Copa rindo como o de 2006. Vejo o Neto e o Edmundo falando que a Seleção não tem um jogador criativo além do Kaká, mas em 2006 tínhamos vários e não adiantou nada, as pessoas precisam lembrar disso. Na Copa, não vale tanto a importância individual dos jogadores e sim o comprometimento de cada um para vencer as verdadeiras guerras que estarão diante de nós na Copa.

Goleiros
Julio Cesar Soares Espíndola - 47 (00) - Inter-ITA
Doniéber Alexander Marangon - 10 (00) - Roma-ITA
Heurelho Gomes - 09 (00) - Tottenham-ING

Laterais
Maicon Douglas Sisenando - 56 (05) - Inter-ITA
Daniel Alves da Silva - 33 (03) - Barcelona-ESP
Michel Fernandes Bastos - 03 (00) - Lyon-FRA
Gilberto da Silva Melo - 32 (01) - Cruzeiro-BRA

Zagueiros
Lucimar Ferreira da Silva - 89 (04) - Inter-ITA
Juan Silveira dos Santos - 73 (06) - Roma-ITA
Anderson Luís da Silva - 40 (03) - Benfica-POR
Thiago Emiliano da Silva - 06 (00) - Milan-ITA

Volantes
Felipe Melo de Carvalho - 16 (02) - Juventus-ITA
Gilberto Aparecido da Silva - 86 (03) - Panathinaikos-GRE
Josué Anunciado de Oliveira - 26 (01) - Wolfsburg-ALE
José Kléberson Pereira - 31 (02) - Flamengo-BRA

Meias
Elano Ralph Blumer - 41 (06) - Galatasaray-TUR
Ricardo Izecson dos Santos Leite - 76 (26) - R.Madrid-ESP
Ramires Santos do Nascimento - 11 (00) - Benfica-POR
Júlio César Baptista - 45 (05) - Roma-ITA

Atacantes
Róbson de Souza - 73 (20) - Santos-BRA
Luís Fabiano Clemente - 36 (25) - Sevilla-ESP
Nilmar Honorato da Silva - 15 (08) - Villarreal-ESP
Edinaldo Batista Libânio - 02 (01) - Wolfsburg-ALE

Essa seria minha Seleção titular com os convocados do Dunga:
J.Cesar; M.Bastos, Juan, Lúcio, Maicon; G.Silva, F.Melo, Elano, Kaká; Robinho, L.Fabiano

Essa seria minha Seleção titular com meus convocados
J.Cesar; Marcelo, Juan, Lúcio, Maicon; G.Silva, Lucas, Alex, Kaká; Robinho, L.Fabiano

3 comentários:

Alan disse...

A situação é um pouco parecida com 1994: um time com poucos talentos e muita raça, que joga no contra-ataque e é forte na defesa.
Mas a diferença é que a seleção de 94 estava muito mais pressionada pelo enorme jejum de títulos.
A seleção de 2010 chega como campeã da América, das Eliminatórias e da Copa das Confederações.
Como diria o Juca Kfouri: "dá pra ganhar em 2010 da mesma forma que vencemos em 94, mas será sofrido".

Max disse...

Gente, tirei o meu texto do e ar e vou postar ele aqui em forma de comentario ja que ele e o do Carlitos falam mais ou menos da mesma coisa...

Entao la vai ele...

23 homens, um anao e um objetivo: o Hexa

Vamos começar este texto com um clichê: Nunca na historia desse pais um técnico chega a uma Copa do Mundo(sera que chega mesmo?) tao desprestigiado como Carlos Caetano Bledorn Verri , o Dunga. No começo da tarde dessa terça-feira o homem que sentara no lugar almejado por boa parte da população masculina – e porque não dizer feminina – durante a Copa do Mundo.
Então sem maiores delongas ou encheções de linguiça, vamos aos nomes e um breve comentário sobre o escrete canarinho no maior espetaculo da Terra, tirando,e claro, o Carnaval e os shows do Black Jack e dos Kobovs.


Goleiros: Julio Cesar (Inter Milan), Doni (AS Roma), Gomes (Tottenham Hotspur)


Melhor goleiro do mundo na atualidade na opinião deste aprendiz de jornalista, Julio Cesar e o camisa 1 que todo técnico pediu. Completam a lista Doni que teve uma passagem desastrada pelo Corinthians no começo dos anos 2000 após a saída de Dida da meta alvinegra e Gomes que vem fazendo ótimas temporadas nos Spurs e foi um dos responsáveis por levar o time londrino para uma CL depois de muito tempo.
Zagueiros: Maicon (Inter Milan), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Olympique Lyon), Gilberto (Cruzeiro), Lucio (Inter Milan), Juan (AS Roma), Luisao (Benfica), Thiago Silva (AC Milan).


Sobre a zaga central e lateral direita Dunga pegou realmente o melhor que podia. Juan e Lucio formam uma exelente dupla de zaga. E não muito atras, Luisao e Thiago Silva, tambem se encontram em ótima fase. Na lateral direita Daniel Alves e o melhor do mundo em sua posicao atualmente segundo a ultima Four Four Two. A questão fica na lateral esquerda, já que desde 2006 todos os técnicos tentaram mas não conseguiram achar um substituto digno para Roberto Carlos. Prova disso e que o nome do atual lateral esquerdo do Corinthians chegou a ter seu nome ventilado e pedido por alguns torcedores, inclusive Ronaldo, na lista oficial. Nossa lateral sera ocupada por Michel Bastos e Gilberto. Sinceramente acho Andre Santos melhor que os dois, mas apenas opiniao de torcedor.


Meio-Campo:: Gilberto Silva (Panathinaikos), Felipe Melo (Fiorentina), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaka (Real Madrid), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo), Josue (VfL Wolfsburg).


Dunga gosta de jogar no 4-4-2 com tres volantes e um único armador. Sendo assim vamos de Gilberto Silva, Felipe Melo, Julio Baptista e Kaka pelo jeito. Não gosto, não concordo e nao acho nem mesmo digno e não vou gastar tinta e tempo monstrando que poderiamos ter um meio-campo brigador, marcador e talentoso ao mesmo tempo. E não, não estou defendendo que aquela desgraca chamada Ganso ou Neymar jogassem com seu futebol pivete.


Atacantes: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (VfL Wolfsburg).
“Grafite? WTH!” Muitos brasileiros devem ter xingado Dunga pela escolha do ex-Bambi e membro do atual campeao alemao (alem de ter sido o artilheiro por la na temporada passada). A dupla deve ser formada por Luis Fabiano centralizado jogando como um legitimo camisa 9 e Nilmar solto para atuar pelos lados. Caso precise de mais poder de fogo, Dunga deve abrir mao de um volante e colocar Robinho para tambem flutuar perto da area adversaria. Grafite só deve entrar se Luis Fabiano se machucar ou cansar durante uma partida.


Enfim, tirando o meio-campo Dunga convocou certo. Deixou o Imperador do po de fora por questoes obvias ( na verdade Dunga quis dar uma de Felipao como no caso Romario em 2002) e não cedeu ao apelo popular de levar a pivetada santista. Agora e esperar para ver se ele conseguira dar padrao ao time e trazer o tao sonhado hexa para o Brasil e fazer o Galvao gritar “E HEXA!” e Cleber Machado perguntar para o Caio alguma bobagem que sera o próximo hit no Youtube.


PS: E eu estou pagando para ver uma final Brasil vs England...

carlitos disse...

ah, max deixasse o texto, ele tá bom, não precisava tirar não. mas enfim, tirou tá tirado.