29 de abr. de 2009

Orgia!

Calma. O vídeo a seguir trata de outro tipo de orgia. É aquela realizada no Congresso e que diz respeito à "farra das passagens aéreas".

Fica aqui registrado o desabafo de Luiz carlos Prates, o defensor de todos nós, "troxas, troxas!"

Dica: Blog farístico



A esfera pública não será mais a mesma! Está na blogosfera o mais novo blog que pode, depois deste, ser muito bem aproveitado por estudantes de jornalismo e afins. De nome JSFARO2, o blog é escrito pelo professor bigodudo. Acompanhem!

--> Sim, quero ver o blog.

23 de abr. de 2009

Juramento do TCC

Que TCC é um monstro que todo estudante tem que enfrentar um dia já é lugar comum ninguém tem dúvida. Porém, muitas pessoas continuam achando que fazer em duplas ou trios com amigos para facilitar a vida é algo positivo – afinal você praticamente viveu com aquela pessoa nos últimos semestres e talvez já considere ela mais da família que muitos primos ou tios – mas no final o que quase sempre acaba acontecendo são inúmeras rugas que normalmente acabam com a amizade.
Aproveitando o meu estado gripal para vasculhar a Internet, achei esse “juramento” bem interessante em um blog cujo nome me falta a memória agora.
Mas, enfim, fica como oração ou juramento base para aqueles que escolheram fazer em dupla e que mais cedo ou mais tarde pensarão seriamente se aquilo foi uma boa idéia no final das contas. Sinceramente, eu espero que eu e o Bruno ( junto com nossas respectivas duplas) não passemos por isso, mas caso passemos que seja apenas algumas nuvens escuras em um céu de brigadeiro.

  1. Prometo solenemente não matar, ferir, ou agredir algum companheiro de trabalho.
  2. Prometo manter meu lado racional extremamente inalterado, e sempre lembrar dos bons momentos que passamos juntos nos últimos semestres.
  3. Prometo sempre parar para respirar mesmo que o professor esteja ameaçando reprovar o trabalho.
  4. Prometo não ofender verbalmente nenhum amigo/colega ou algum membro de sua família.
  5. Prometo ao final desse processo não terminar com amizades e sim fazer com que a dificuldade faça que ela se mostre mais forte do que qualquer coisa.
  6. Prometo ter a consciência de que apesar de TCC ser fundamental para a vida acadêmica, pessoas são sempre mais importantes que trabalhos.
Amém

22 de abr. de 2009

A verdade, segundo Valdir.

Ao longo da semana passada, tentei entrevistar Valdir, um cidadão comum. Consegui o telefone dele na grande lista de nomes de pessoas comuns: a lista telefonica, que só não é tão democrática quanto parece, pois desconsidera aqueles que não podem ter uma linha telefônica.

Valdir dos Santos devem existir aos montes por aí. Mas quando elencamos nosso pretenso entrevistado como nosso personagem, estrela da matéria (reportagem), Valdir dos Santos é só um.

Liguei já no domingo. Eu sei, não é um dia bom para abordar quem quer que seja:

_Por favor, o Valdir está?
_Peraí! Ô paaaaaaaaii... pra você!
_Pronto! Quem fala?

Aí eu disse que era meio que um jornalista, tentando meio que uma entrevista com alguém meio que importante, segundo meus critérios. Ele não entendeu:

_Mas eu por que?

Disse que acreditava que alguém, ou melhor, todos nós temos muito a dizer ao espaço público e que eu, como meio que represento o meio midiático, deveria ajudá-lo a participar do debate público.

_Olha, seu... Qual a sua graça, desculpe?
_Bruno.
_Viu, seu Bruno... Eu até que queria, mas é que tô passando agora por um momento difícil, sabe... Minha mãe acaba de falecer.

Imediatamente pedi desculpas pela maneira como o abordara de forma inconveniente.
Mas ele garantiu que, na semana seguinte, cediria alguns minutos para virar personagem. Deixei estar.

No começo desta semana, retornei a procurá-lo. O Valdir de pronto se lembrou de mim:

_Oi, seu Bruno. Sim, até posso, mas não sei se vai ficar legal, sabe. Ainda não superei a perda de minha mãe. Sim, claro...uma semana não é tempo, mas é que pensei que na outra semana eu já ia estar melhor.

Eu disse que sem problemas.

_Não quer responder só uma pergunta, seu Valdir? Por telefone mesmo...

Ele topou, depois de berrar pro filho abaixar o som da TV.

_Seu Valdir, o que é superável para o senhor?

O silêncio dele, a propósito, superou minhas espectativas.

_Sabe, filho... Chega uma hora na vida que a gente vê que não consegue mais superar porra nenhuma!

Envergonhado, pediu imediatamente desculpas por ter proferido aquela palavra. Deixei Valdir em paz.

13 de abr. de 2009

Silêncio*

Joseph Roth quis saber:

"Será que os pequenos batimentos cardíacos ainda se podem fazer ouvir onde o estrondo ensurdece o mundo?"

E eu quis saber:

Será que o estrondo ainda se pode fazer ouvir onde meus batimentos cardíacos ensurdecem o mundo?




*agrado melhor, mas para eles, doentes, é a humanidade



12 de abr. de 2009

Os 10 mandamentos de São Jorge


Diretamente um certo bar da boêmia e bela Vila Madalena

I - Considerai o próximo pra caraio.
II - Não pedireis fiado, nem amanhã.
III - A primeira é a do Santo, e fica esperto que o cara tá olhando.
IV - Honrar pai, mãe e cunhada.
V - Cobiçar a mulher mais próxima.
VI - Não pedireis música "psicoeudita" para o DJ.
VII - Não ligareis para o celular da ex-namorada depois das 2 da manhã.
VIII - Reclamações direto com o dono do bar, aquele ali segurando a espada ensanguentada.
VX - Dragões só acompanhados pelos responsáveis.
X - Devotos tem sempre razão.

7 de abr. de 2009

Androceu apresenta: Temas que gostaríamos de escutar em nossos seriados de infância.

O que o Max faz da vida...

Eu sei que demora dois séculos e meio para carregar, mas pode valer a pena, ou não...








Quinhão nunca mais.

Ia começar a escrever minhas memórias póstumas aqui de Cuba e publicá-las em meu blog, o Quinhão. Mas não posso mais. As Memórias Póstumas de Bruno em Cuba * jamais serão publicadas no meu amado blog.


Nunca mais. Decreto, assim, de maneira fria e direta, que meu blog, o Quinhão, não existe mais. Ou melhor, existe, ta lá, mas para ele não produzirei mais. Perdi minha conta do Blogger.com.br devido a uma nova política da Globo.com, dona do Blogger,ao determinar que só pode postar quem for assinante do portal da Globo na internet. Meu login foi cancelado. Não podendo mais fazer, portanto, a manutenção, torna-se um blog paralisado desde o dia 01 de dezembro do ano passado.

Comecei a escrever o Quinhão em 2003, quando cursava o segundo colegial. Bobo, coisa de nerd, “meio” gay, confuso, bonitinho... Na época ouvi de tudo a respeito dele, afinal, era o único dos meus amigos (e talvez da sala) que tinha um blog. E também creio que era o único que lia blogs, principalmente o do Bruno Medina e o do Anônimo. Esses dois blogueiros me inspiraram. O Quinhão nasceu fruto do mais puro tédio somado à mais pura vontade de dizer algo.
O primeiro texto era uma reclamação, um “chilique” contra o verão. O último, foi isso:

A SALA
dispostos, sofás, mesa, cadeiras, luminária. Também discos, livros.

Neste quarto:

dispostos: a poeira. e nada mais.


não tem volta. daqui pra frente, seremos aquilo que mais temíamos ser: incapazes.

de nos olharmos, de nos tolerarmos, de seguirmos.

Eu parei. E você?
BRUNO DE PIERRO // Segunda-feira, Dezembro 01, 2008

...
O Quinhão, que significa, grosso modo, parte de um todo, foi parte da minha vida, representada em textos. O blog fica pálido, sem vida, mas, como disse, está lá. E o que virá será igualmente parte deste que escreve.



*Trocadilho patrocinado por um cara que não é mais virgem.

5 de abr. de 2009

Nosso fã-clube!


2 de abr. de 2009

Caso Amendoim: Peritos não descartam que Bruno tenha tentado suicídio

Depois da reconstituição, polícia abre inquérito e começa a colher depoimentos.

DA REDAÇÃO


Peritos do Instituto Médico Legal e da Polícia Federal realizaram nesta quinta-feira a reconstituição da morte do influente subeditor do Blog Androceu Bruno de Pierro, 21, em São Paulo.

Moradores de um prédio vizinho ao apartamento onde Bruno morava participaram da reconstituição, mas em nada puderam ajudar, já que o rapaz estava sozinho no momento do engasgamento. Os peritos foram até o décimo quinto andar do prédio e tentaram encontrar mais evidências de que a morte tenha sido mesmo causada por amendoins. “Não descartamos a hipótese de suicídio. Tendo ciência da mente criativa do morto, não desconsideramos o fato de que ele possa ter se matado usando, magistralmente, amendoins”, declarou o perito-mor Wallace Cruz. Entretanto, parentes e amigos de Bruno contaram que ele não apresentava evidências de que poderia cometer um suicídio. “Aquela vez que ele apareceu com uns cortezinhos no pulso foi porque tinha feito a barba de maneira tosca e porca”, disse à polícia M.F., amigo de Bruno e chefe.

Depoimentos colhidos pela Polícia Civil durante as investigações relatam, no entanto, que vizinhos teriam ouvido barulho de discussões de Bruno e uma amiga de negócios, horas antes de Bruno ser imortalizado na História. “Eles gritavam muito... Ela não queria ajudá-lo a abrir o saco de amendoim, acho”, disse Alfredo Dias, morador do prédio.

saiba mais sobre a morte do empresário e comunista Bruno de Pierro
Após coletar amostras do amendoim que estavam espalhadas pelo chão – alguns deles ainda contendo baba do jovem – a pericia deu início à reconstituição. Um ator representando Bruno permaneceu postado no mesmo sofá em que o subeditor estava. Para fazer a cena, o homem primeiro acomodou-se no móvel, seguindo as descrições apresentadas por amigos de Bruno. Depois, segundo hipóteses de como o estudante deveria estar sentado no dia, sentou com as pernas jogadas para o lado, e apoiou o braço esquerdo no braço direito do sofá, inclinando o dorso e repousando a cabeça sobre o joelho direito. A incomoda posição causou um torcicolo de escala 9.6 no ator, que teve de ser levado ao hospital. “Ele morreu comendo? Foi sorte dele então não ter morrido com uma vértebra quebrada”, reclamou o rapaz a caminho da ambulância. Questionados se Bruno era praticante de yoga, os amigos dele negaram e a polícia considerou a descrição uma brincadeira de mau gosto.

O próximo passo causou frenesi no prédio. Com o auxilio de um boneco de mesmos peso e altura de Bruno (sem roupa), peritos realizaram o último item da reconstituição. De uma altura de mais de 45 metros, jogaram Dedé, como foi apelidado o boneco usado pela policia, da janela do apartamento. Muitos moradores acompanharam a operação com apreensão e emoção. Foram ao todo cinco arremessos, tentando simular com exatidão como o corpo de Bruno pousou no jardim da guarita. Entretanto, quando a pericia já se preparava para o sexto arremesso, o porteiro Zé Inaldo, que trabalhava no horário da morte do blogueiro naquele dia, bem lembrou os técnicos do IML de que ninguém havia caído da janela. “Ele morreu lá em cima, e lá ficou o tempo todo, até começar a feder”, finalizou. Sem graça, o chefe da pericia disse que a medida foi necessária, mas não soube muito bem explicar por que. Carismático, Dedé, o boneco, animou a criançada. “Foi Bruno que mandou ele aqui, de onde quer que ele esteja, pra alegrar nossos filhos, mesmo num momento tão difícil desses”, afirmou Márcia G., moradora do prédio.

A polícia agora pretende chamar pessoas próximas de Bruno para prestarem depoimento. O primeiro deve ser M.F., que, segundo os investigadores, foi quem deu o saquinho de amendoins para o aspirante a jornalista.





1 de abr. de 2009

Bruno de Pierro morre após engasgar em São Paulo

Da Redação

O estudante de Jornalismo Bruno de Pierro, 21, morreu durante a madrugada desta quarta-feira na sua residência, em São Paulo, após um engasgamento provocado por amendoins, informou o hospital Albert Einstein, às 06h30.

A sufocação do subeditor do Blog Androceu já havia sido anunciada na tarde de hoje pela própria família.

A operação para a retirada de órgãos para doação foi realizada assim que a morte cerebral foi confirmada. Os pais do jovem disseram que ele doaria tudo, menos o coração, pois, como costumava afirmar em entrevistas, “pertence e pertencerá apenas a uma mulher”. “Só falta saber exatamente a qual mulher”, completava em tom melancólico, sua marca.

Ironia ou não, o coração de Bruno não poderia mesmo ser doado. "A caminho do centro cirúrgico houve uma parada cardíaca inviabilizando o transplante", disse o médico Edegar Euclídes, especialista em engasgamento.

Bruno de Pierro será enterrado na manhã desta sexta-feira no Cemitério da Vila Mariana, em São Paulo.

No momento o corpo é velado na Assembléia Legislativa de São Paulo. Segundo dados da polícia militar, cerca de 100 mil pessoas já compareceram ao local para dar o último (ou primeiro) adeus ao quase-jornalista. Muitos curiosos levaram flores e uma grande frota de moças vendedoras ambulantes de Yakult depositaram próximo ao caixão centenas de amostras do produto, tão apreciado por Bruno. “Era nosso maior comprador e nosso maior amigo”, disse uma delas.

As homenagens devem se estender até a meia-noite. Amanhã o corpo segue para Brasília, onde será velado no Salão Negro do Congresso Nacional. O presidente Lula emitiu nota de próprio punho confirmando sua presença, “principalmente pela importância do jovem na criação do Blog Androceu”, escreveu o petista.

O vôo só deve sair de Brasília nesta quinta-feira, por volta das 19h00.

Acompanhe a cobertura completa da morte de Bruno de Pierro neste blog.