22 de abr de 2009

Univesp TV apresenta Deleuze e Vernant

Dois dos maiores pensadores franceses estão em foco em entrevistas especiais

Na próxima terça-feira (28), às 23h10, a Univesp TV apresenta pela primeira vez na TV aberta trechos da única entrevista do filósofo francês Gilles Deleuze à televisão. A série conhecida mundialmente como o Abecedário de Gilles Deleuze foi gravada entre 1988 e 1989 pelo renomado diretor francês Pierre-André Boutang.

As sete horas de conversa com a amiga e ex-aluna Claire Parnet se transformaram nessa série na qual o filósofo, que morreu em 1995 aos 70 anos, falou sobre palavras iniciadas pelas letras do alfabeto, uma palavra por letra. No programa dessa semana, serão apresentados dois verbetes da série: L de Literatura, no qual Deleuze toca em pontos centrais de toda sua obra, e M de Maladie (doença, em português), quando é possível perceber a singularidade de seu pensamento sobre temas como velhice, médicos e fragilidade.

O historiador e antropólogo francês Jean-Pierre Vernant, um dos mais influentes sobre a Grécia Antiga e o nascimento da filosofia, também está em foco nessa Univesp TV. Em trecho da entrevista gravada para a série "Tempo dos Filósofos", produzida pelo Centre National de Documentation Pédagogique, em 1965, 1969 e 1990, o filósofo conta o mito de Prometeu, que deu o fogo aos homens.

A Univesp TV é o espaço reservado na TV Cultura para exibir a programação do novo canal digital da Fundação Padre Anchieta, criado para apoiar o aprendizado dos futuros alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Além de apresentar programas ligados aos cursos, o canal reserva espaço para entrevistas, documentários e filmes de interesse geral.

3 comentários:

bruno disse...

nossa! valeu ae, carlitos!..assessoria, ein ahaha

Max disse...

E viva a parceria Androceu-Cultura em pról dos programas que só o Bruno irá assistir.

Thomas disse...

E eu também, Max! Qual o problema dos programas da Cultura?! O nome do canal diz muito sobre o que falta na TV nesses tempos.